LIMÃO INFORMA: Monfils abandona por lesão e Monteiro faz quartas

LIMÃO INFORMA: Monfils abandona por lesão e Monteiro faz quartas

Imagem da LIMÃO INFORMA: Monfils abandona por lesão e Monteiro faz quartas

Adelaide (Austrália) - Depois de entrar como lucky-loser no ATP 250 de Adelaide 2 e de vencer sua partida de estreia na chave principal, Thiago Monteiro teve a missão de desafiar o francês Gael Monfils, principal cabeça de chave do evento e campeão de um torneio de mesmo porte na cidade na semana passada. O número 1 do Brasil e 83º do mundo equilibrou as ações contra o rival desde o início e liderava o placar por 6/7 (2-7), 6/3 e 1/0 quando Monfils, 19º do ranking, abandonou por um desconforto na região do pescoço.

Monteiro marca, assim, sua segunda vitória em três jogos contra Monfils no circuito. Mas o triunfo anterior havia sido obtido em quadra de saibro e na altitude de Quito. A campanha até as quartas rende 45 pontos na ATP ao cearense de 27 anos, que ainda recebe mais seis pontos por ter vencido uma partida no qualificatório. Seu próximo rival é mais um francês, o 115º do ranking Corentin Moutet, que fez um duplo 6/2 contra o húngaro Marton Fucsovics.
 

"Eu sinto muito pelo Gael, ele é um grande jogador e uma inspiração para mim. E todo mundo quer vê-lo jogar em qualquer lugar do mundo, então espero que ele se recupere para o Australian Open. Foi uma surpresa que ele tenha desistido do jogo de hoje, porque foi uma partida muito dura e tivemos ralis longos quando consegui a quebra no terceiro set", disse Monteiro, na entrevista em quadra.

"Na primeira vez que eu ganhei dele foi em Quito, com quase três mil metros de altitude, então foi um jogo um pouco estranho. Hoje eu só tentei fazer o meu melhor e mostrar aquilo que eu estou trabalhando desde a pré-temporada com a minha equipe. Eu já havia jogado bem na semana passada e fiz uma boa partida contra o [Marin] Cilic nesta quadra. Na verdade, é a primeira vez que eu ganho uma partida nessa quadra central em Adelaide, só havia vencido na quadra 1. Então estou muito feliz", comenta o número 1 do Brasil, que disputa o segundo torneio seguido na mesma cidade.

Primeiro set definido nos detalhes
O primeiro set entre Monteiro e Monfils foi marcado pelo equilíbrio e teve 59 minutos de duração. Após uma troca de quebras no início do jogo, com o francês abrindo 3/1 e o brasileiro empatando no sexto game, os sacadores prevaleceram até o fim da parcial. No entanto, enquanto Monfils vinha confirmando seus games de serviço com mais tranquilidade, Monteiro precisou escapar de quatro set-points, dois quando perdia por 5/4 e mais dois no 6/5, quase sempre com winners de forehand.

A diferença na maneira como os últimos games do set vinham sendo fechados apareceu no tiebreak. Monfils sacou muito bem no game-desempate, sem dar chances a Monteiro e definindo rapidamente os pontos. Já o brasileiro perdeu dois pontos seguidos no saque ainda no início, permitindo ao francês abrir 5-0 no placar. Monfils administrou a vantagem e fechou o set. O brasileiro fez 15 a 12 em winners, mas cometeu 16 erros contra 10 do francês.

 

Monfils começa a sentir desgaste no 2º set
No início do segundo set, Monfils apresentou sinais de desgaste físico e tentava encurtar ainda mais os pontos, arriscando até mesmo o saque e voleio. Em seu primeiro game de serviço na parcial, já salvou break-point e precisou de seis minutos para fazer o game. O francês recebeu atendimento médico no pescoço e era visitado pelos fisioterapeutas nas viradas de lado até o empate por 3/3. Monteiro conseguiu uma quebra no oitavo game e confirmou o saque na sequência para vencer o set e empatar o jogo. O brasileiro fez 12 a 10 em winners e cometeu 10 erros contra 15 de Monfils.

Logo na abertura do terceiro set, Monteiro conseguiu uma quebra de serviço. Ele tentou disputar alguns ralis mais longos e teve muita paciência para construir os pontos do fundo de quadra. No game seguinte, Monfils decidiu abandonar a partida. Monteiro liderou a estatística de winners por 28 a 23 e cometeu 27 erros contra 29 do rival. A partida teve 1h57 de duração.




Fonte: https://tenisbrasil.uol.com.br/noticias/92672/Monfils-abandona-por-lesao-e-Monteiro-faz-quartas/