LIMÃO INFORMA: Medvedev encerra domínio de 18 anos do Big Four

Imagem da LIMÃO INFORMA: Medvedev encerra domínio de 18 anos do Big Four

A derrota de Novak Djokovic nas quartas de final do ATP 500 de Dubai definiu a troca de liderança no ranking mundial. Como o sérvio tinha 500 pontos de 2020 a defender e não conseguiu repetir os resultados de dois anos atrás, ele será ultrapassado por Daniil Medvedev a partir da próxima segunda-feira.
 

Aos 26 anos, Daniil Medvedev será o 27º tenista diferente a liderar o ranking da ATP e interrompe o reinado de Djokovic, que já dura 361 semanas como número 1 do mundo. Ele também se torna o terceiro russo no topo do ranking, juntando-se a Yevgeny Kafelnikov (1999) e Marat Safin (2000/01).
 

Medvedev também encerra um longo período de domínio do Big Four na liderança do ranking. Isso porque Roger Federer, Rafael Nadal, Novak Djokovic e Andy Murray se alternam na primeira posição desde fevereiro de 2004. Além das semanas de Djokovic na liderança, Federer acumula 310, Nadal tem 209, enquanto Murray foi número 1 por 41 semanas. O último de fora desse grupo a ser número 1 do mundo foi o norte-americano Andy Roddick, há dezoito anos.
 

O russo está em atividade nesta semana no ATP 500 de Acapulco. Ele já sabia que poderia assumir a liderança do ranking em caso de título, sem depender dos resultados de Djokovic em Dubai. Mas como o russo já está nas quartas no México, o sérvio precisaria ser no mínimo semifinalista nos Emirados Árabes para continuar com chances de disputar a liderança.
 


FONTE: https://tenisbrasil.uol.com.br/noticias/94007/Medvedev-encerra-dominio-de-18-anos-do-Big-Four/